Significado do símbolo de Psicologia

Determinados cursos e profissões possuem seus símbolos referentes as suas ideologias, assim, cada um destes símbolos tem um significado.


Não há nada mais confortável do que poder contar com o significado de alguns símbolos que interferem em nossa vida, principalmente se tratando de uma quantidade imensa de significados que são passados por ai e que, de uma forma ou de outra, acabam favorecendo seu prazer pela profissão.

Dentre estes símbolos, temos o significado do símbolo da Psicologia, que é uma das profissões mais inteligentes do mundo, pois, estudam fatores psíquicos que acabam por entender um pouco mais o posicionamento humano perante aos mais diversos tipos de pessoas e até animais.

         

Símbolo da Psicologia

Significado do Símbolo de Psicologia

Este é considerado um dos símbolos mais famosos das profissões, ele corresponde à penúltima letra do alfabeto grego, vindo antes da letra Ómega, cujo significado é PSI, que por sua vez é um prefixo que adiciona o “QUE”, formando a palavra “PSIQUE”, que por fim, tem o significado de: Estudo da Alma.

A conhecida etimologia da palavra é capaz de nos mostrar que a psicologia apareceu no mundo como o estudo da alma, sendo visualizada da seguinte forma:

- Psiché (alma) + logos (razão, estudo)

No entanto, pode ser que esta seja importante na hora de recorrer à mitologia grega, pois, tenta explicar a utilização do símbolo PSI, onde ele é um tridente de um deus da mitologia grega chamado Poseidon. Este deus grego possui forte influencia na psicanálise de Feud.

Estes detalhes e significados podem nos fazer entender um pouco mais sobre tudo o que há de inovador neste ramo, sendo totalmente capaz de favorecer os amantes destes estudos fundamentais para a existência humana.

Poseidon

Outros Fatores Mitológicos

Além destes termos citados, comparando a semelhança à psicanálise, podemos argumentar que, dentro da mitologia grega, com a vitória dos deuses do Olimpo sobre os Titãs, o mundo acabou sendi dividido em três tipos de reinos, o das águas, o da terra e o do inferno.

Assim, através destas profundezas há uma associação de Freud com seu modelo de psique juntamente com Poseidon, usando o complexo de Édipo que é descrito na fase fálica do modelo psicanalítico. Esta mistura entre os dois mundos distintos acaba fazendo parte da rotina da psicologia mundial vista até os dias de hoje.

O Símbolo

O símbolo da psicologia é uma espécie de tridente, ou seja, algo parecido com a lera U tendo um trado no meio das duas barras. Este símbolo representa uma sustentação entre a ciência do comportamento atual em três vertentes:

• Corrente Comportamentalista.
• Corrente Psicanalítica.
• Corrente Humanista.

Estas três vertentes acabam sendo fundamentais no dia a dia tanto de quem estuda quanto de todos os que vivem.

Conhecimento Importante

Se tratando de um tema tão diferenciado e que possui tantas opções de discussão, o significado do símbolo da Psicologia acaba se remetendo a algo bem fiel ao que os estudos trazem dentro das três vertentes.

Entenda mais sobre Psicologia

PROFISSÃO É - PSICOLOGIA

0 voto





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página