Como Funciona o Trancamento de Matricula de Faculdade?

O trancamento da matrícula é uma opção que as faculdades dão aos alunos, neste artigo você ficará sabendo como isso funciona.


Milhares de alunos por ano acabam querendo se informar dos mais diversos métodos referentes ao trancamento de matrícula de sua universidade, pois, muitas vezes é algo necessário a ponto de ser uma oportunidade que não deve ser desperdiçada, e isto faz a diferença na vida do aluno.

Por isso, saber como funciona o trancamento de matrícula da faculdade é algo muito importante nos dias de hoje, uma vez que você tenha total condição de poder fazer seu compromisso nos meses referentes a sua aula sem o medo de reprovar em faltas ou perder aulas importantes.

         

Como Funciona o Trancamento de Matricula de Faculdade

Porque Trancar a Matrícula?

A graduação é uma das épocas mais importantes da sua vida. É a partir desses anos que você aprenderá tudo sobre a profissão que escolheu, desde a teoria que precisa saber, os teóricos importantes e pesquisadores que trouxeram inovações para sua área, até a prática, através dos estágios.

Como Funciona o Trancamento de Matricula de Faculdade

Porém, ela demanda bastante tempo e dedicação. A maioria dos cursos tem de 4 a 5 anos de duração, com aulas todos os dias da semana, de segunda a sexta. Muitas pessoas acabam tendo problemas pessoais, de trabalho, ou até mesmo de saúde durante esse período, e precisam recorrer ao trancamento da matrícula.

Para quem não sabe, o trancamento da matrícula é um direito do aluno, ele corresponde a interromper as atividades da faculdade, ou seja, você não precisa ir às aulas e não terá as notas referentes ao bimestre ou semestre que trancar.

Você deve pensar em trancar a matrícula quando tiver passando por esses problemas, ou até mesmo se desejar fazer um curso que exigirá mais do seu tempo e dedicação. Muitas pessoas também trancam a matrícula para fazer cursos no exterior, por exemplo.

Como Funciona o Trancamento de Matricula de Faculdade

Quais os Tipos de Trancamento

Existem duas modalidades de trancamento. Você pode optar entre:

• Trancamento Parcial: esse é o trancamento das disciplinas em que você se matriculou no semestre. Assim você poderá voltar normalmente às aulas quando o próximo semestre se iniciar.Como Funciona o Trancamento de Matricula de Faculdade
• Trancamento Total: você também pode trancar a matrícula na faculdade por tempo indeterminado, esse tipo de trancamento é feito geralmente quando a pessoa está em dúvida sobre ou curso, ou até mesmo se está passando por problemas de saúde e no trabalho.

Como Solicitar o Trancamento

Cada faculdade tem suas regras de trancamento, por isso vale a pena ir até sua secretaria acadêmica para verificar quais são os passos que você deve ter para conseguir o trancamento parcial ou total. Mas, normalmente, solicitar o trancamento é bem simples. Basta ir até a secretaria, explicar o motivo e assinar os documentos.

Quantas Vezes se Pode Trancar

Nas faculdades semestrais, o limite de trancamentos parciais equivale a dois períodos letivos, consecutivos ou não. Já nas trimestrais, o trancamento máximo sem justificativa pode ser feito três vezes.

0 voto





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página